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Como fazer medições, preencher e acompanhar seu cronograma na Construct IN?
Como fazer medições, preencher e acompanhar seu cronograma na Construct IN?
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Escrito por Arthur Moura
Atualizado há mais de um ano

Este artigo explica como preencher seu cronograma e monitorar os avanços da sua obra depois de tê-lo inserido na Construct IN. Caso você ainda não tenha inserido seu cronograma na plataforma acesse esse link para saber como fazê-lo.

Acesso pela tela home:

Para acessar seu cronograma a partir da Tela Home do seu projeto, clique no ícone de cronograma na barra de ferramentas lateral.

Após inserir seu cronograma na Construct IN, você verá a tela de resumo com a Curva S do seu planejamento.

Nessa tela, você encontra, além do gráfico, algumas informações gerais sobre seu projeto, como data de início e término, dias decorridos, quantos dias ainda faltam para o término. Abaixo do gráfico da Curva S, você encontra também dois gráficos menores com resumos gerais.

No gráfico da esquerda, há um gráfico indicando quantas atividades ainda estão planejadas para acontecerem, quantas já iniciaram e quantas finalizaram, e no gráfico da direita, quantas atividades estão adiantadas, em dia e atrasadas.

Na parte superior da tela de resumo, à esquerda, você verá a opção de alternar entre "Resumo" e "Tabela". Clicando em "Tabela" você verá a tabela com todas as atividades da sua obra, é nesse tela que você realizará as medições.

A Tabela consiste em 12 colunas iniciais, divididas em 3 sessões diferentes. Digo 12 colunas iniciais, pois você pode escolher quais colunas deseja visualizar, clicando na opção "Escolher Colunas", logo acima da tabela.

A primeira sessão apresenta o nome da tarefa e o id. Na coluna de "Nome da tarefa" você observará também a relação de hierarquia entre as tarefas. Tarefas "filhas" ficam abaixo das tarefas mães respectivas, com uma leve indentação à direita.

Na segunda sessão, você encontra as informações sobre as datas que cada atividade está planejada para acontecer, assim como o custo de cada atividade e o seu peso. Caso o custo seja informado, o peso será calculado a partir dele, se você não informar o custo de cada atividade, o peso será calculado a partir de sua duração.

Ao lado das datas de início e término, você pode observar o progresso previsto para aquela atividade no dia atual.

A terceira sessão, é a de realizado. Nessa sessão, você pode preencher os avanços físicos da obra, como observa em campo. Ela contém 3 colunas:

  1. A coluna de progresso, na qual você informa a porcentagem de avanço da atividade.

  2. A coluna de "Data de início", na qual você informa a data que aquela atividade iniciou.

  3. A coluna de "Data de término", na qual você informa a data que aquela atividade foi concluída na prática.

Ao preencher o progresso de uma atividade, o progresso das atividades mãe será atualizado automaticamente, de forma proporcional a quantidade que a atividade preenchida representa.

No momento que você preencher o progresso de alguma atividade na tabela, o valor será registrado e já atualizará o avanço total da Curva S na tela de resumo.

Acesso pelo Viewer 360º:

Você também pode acessar e acompanhar seu cronograma pelo Viewer 360º da Construct IN, comparando lado a lado seu planejamento com as imagens da obra que está sendo realizada.

Dentro do Viewer 360º, clique no ícone do cronograma na barra de ferramentas lateral.

O seu cronograma abrirá na esquerda de sua tela, dividindo sua tela ele e a imagem.

O funcionamento do cronograma dentro do Viewer 360º segue o mesmo padrão de quando você o acessa pela Tela Home.

Inicialmente você verá a tela de resumo, com a Curva S, as informações gerais acima e os dois gráficos sobre as atividades abaixo.

Clicando na aba de "Tabela" no canto superior esquerdo, você acessa a mesma tabela que discutimos anteriormente.

Para economizar espaço e facilitar a visualização, no Viewer 360º mostramos uma tabela resumida, somente com as colunas de início, término e progresso do planejado e a caluna de progresso do realizado. Você pode alterar as colunas que deseja visualizar clicando em "Escolher colunas".

Para preencher o progresso das atividades no Viewer 360º basta clicar no campo que deseja e alterar o valor.

Todas as demais funcionalidades, como filtros e seleção de datas funcionam normalmente dentro do Viewer 360º.

Filtros:

Para facilitar seu trabalho no momento de preencher o cronograma, você pode utilizar nossos filtros.

O filtro de data fica acima da tabela ao centro.

Aqui você pode selecionar se deseja ver o cronograma completo, com todas as atividades, ou se deseja ver somente as atividades que acontecem no dia atual, na semana atual ou em um período personalizado.

Você pode utilizar o filtro de datas em combinação com o filtro ao lado.

Neste filtro, você pode por exemplo, selecionar que deseja ver somente as atividades "Previstas para finalizar" no período filtrado na seleção de datas.

O filtro "Previsto - para começar", mostra somente atividades que têm data de início dentro do período selecionado. O filtro "Previsto - para finalizar" mostra somente atividades que têm data de término dentro do período filtrado.

O filtro "Realizado - planejada", mostra atividades que ainda não iniciaram. "Realizado - iniciada", mostra atividades que já iniciaram, mas ainda não terminaram (estão com progresso realizado entre 1-99%). "Realizado - finalizada" mostra atividades que já finalizaram.

Por fim, temos os filtros por Status, nos quais você seleciona se deseja ver somente atividades adiantadas, em dia ou finalizadas.

Uma observação: nosso sistema dá uma tolerância de 5% para considerar uma atividade em dia. Por exemplo, uma atividade que está com um atraso de até 5% não é considerada atrasada, somente com atraso maior ou igual a 6%. O mesmo vale para atividades adiantadas.

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