Antes de começarmos com o passo a passo, segue algumas dicas de boas práticas para otimizar a precisão da ferramenta.
1. Para que o cálculo das medidas seja preciso, é necessário que o usuário informe a altura da lente da câmera em relação ao chão no momento da captura.
a) Se estiver usando um tripé, meça da lente da câmera até o chão.
b) Caso esteja tirando a foto com a câmera no capacete, não esqueça de adicionar a altura da lente da câmera até a base do capacete à altura da pessoa que fez a captura.
2. A câmera deve estar nivelada em relação ao chão.
3. O chão deve ser um plano reto, não é possível tomar medidas em rampas, aclives ou declives, por exemplo.
4. Para maior precisão realize a captura com um tripé. Caso não seja possível, faça com a câmera no capacete, mas saiba que a ferramenta será um pouco menos precisa. Sugerimos que não façam capturas com a câmera na mão pois a precisão pode sofrer variações.
5. O chão deve sempre estar abaixo da linha do horizonte. Se o chão na imagem estiver acima da linha do horizonte, indica que a câmera não está nivelada ou que a captura foi realizada em um piso não nivelado.
6. Só é possível tomar medidas nas paredes, você não consegue medir objetos no chão ou no teto, por exemplo.
Com tudo pronto, comece a tirar suas medidas no sistema.
Passo a passo:
1. Primeiro informe a altura da lente da câmera no momento da captura.
Dica: caso você não saiba a altura da câmera no momento da captura, você pode calibrá-la a partir de um objeto conhecido. Para fazer isso, meça um objeto de medida conhecida utilizando a altura padrão do sistema. Uma medida inicial será gerada. Ajuste o valor da altura da câmera com o controle deslizante até que a medição exibida na tela corresponda com o valor conhecido e pronto: agora você pode realizar outras medições na imagem a partir da altura estimada da câmera. Saiba mais clicando aqui.
2. Para começar a medir, você deve criar o plano dentro do qual fará suas medições. O plano deve sempre iniciar no chão e ser vertical, perpendicular ao chão.
Por exemplo, se eu quero medir o vidro na porta na imagem abaixo, eu preciso primeiro criar o plano vertical a partir da base da porta.
Clique no primeiro ponto do seu plano:
Clique no segundo ponto do seu plano:
E defina a altura do seu plano:
3. Com seu plano criado, você pode começar a medir dentro dele. Para isso, clique no primeiro ponto onde deseja começar sua medida. Por exemplo, se deseja medir o vidro do lado esquerdo da porta, primeiro clique no início da base:
Em seguida, clique no fim da base do vidro para medi-la:
Pronto! Você pode tirar quantas medidas quiser dentro do plano criado.
4. Para editar ou excluir um plano, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção desejada:
Aviso: ao excluir ou editar um plano que contenha medidas, as medidas que estão dentro do plano serão apagadas.
Dica: se quiser cancelar uma ação durante o processo utilize a tecla “Esc” no teclado. Por exemplo, se você começar a criar um plano ou uma medida e verificar que errou o local do ponto inicial, aperte “Esc” e recomece o processo.