Passar para o conteúdo principal

Como funciona o Mapeamento por Drone no VISI?

Gere mapas interativos a partir da captura de realidade com drones, compare diferentes datas e gerencie grandes obras com qualidade.

Suporte | Construct IN avatar
Escrito por Suporte | Construct IN
Atualizado há mais de 2 semanas

A funcionalidade de Mapeamento por Drone do VISI, lançada na sua versão beta, permite visualizar áreas extensas da obra por meio de uma imagem aérea de alta qualidade. O sistema combina inúmeras imagens capturadas durante o voo do drone de maneira automática e forma um ortomosaico contínuo, preciso e navegável.

Essa funcionalidade é ideal para canteiros grandes, como plantas industriais, loteamentos, obras de infraestrutura e outros projetos horizontais, onde a visão geral e atualizada do terreno é essencial para tomada de decisão, acompanhamento e documentação.

O que é o Mapeamento por Drone no VISI?

É o processo em que um drone realiza o sobrevoo automático da área da obra, capturando várias imagens aéreas com o intuito de compor o terreno de forma geral e compilar em uma única imagem.

Em seguida, essas imagens são enviadas para o VISI, que processa e faz a combinação automática de todas elas em um ortomosaico, criando um mapa interativo. Assim, você consegue acompanhar o avanço da obra de cima, com precisão e visão ampla.

Como ativar a funcionalidade no seu projeto

Para utilizar o mapeamento por drone, a funcionalidade precisa estar habilitada no projeto. Caso ela não esteja disponível:

  1. Verifique com o gerente da sua conta se o plano contratado inclui esse recurso;

  2. Solicite a ativação ou upgrade, se necessário.

Como funciona o Mapeamento por Drone

O primeiro passo é fazer as capturas no local da obra com um Drone que tenha a funcionalidade planejamento de voo automatizado por área, que ocorre de forma automática conforme o plano traçado.

Para isso, defina a área a ser mapeada e o trajeto que o drone vai seguir no voo. O drone sobrevoa a área automaticamente, tirando várias fotos em alta resolução.

Envie um novo mapeamento

Após o voo com o drone e a transferência das imagens para o computador, você vai fazer o upload dessas imagens na plataforma VISI, que fará o processamento e a composição de forma automática.

  1. Acesse o projeto no VISI com a funcionalidade habilitada;

  2. Vá até a aba Mapeamento por Drone:

  3. Clique em “Enviar novo mapeamento” e selecione os arquivos de imagem capturados durante o voo;


4. Revise os arquivos selecionados, podendo excluir arquivos indesejados. Após a revisão, clique em enviar e aguarde o envio.

5. Acompanhe o progresso do envio em tempo real (não é possível fechar essa janela durante o envio); Ao final, será exibida a mensagem: “Mapeamento por drone enviado com sucesso!”

*Caso cancele ou feche o envio, o sistema pedirá confirmação ou permitirá continuar de onde parou.

Acompanhe o processamento

Após o envio das imagens, acesse a aba Uploads para visualizar todos os mapeamentos gerados no projeto e, assim, selecionar o arquivo que deseja.

  • Status “Processando imagens”: o sistema está gerando o mapa;

  • Status “Concluído”: o mapeamento foi processado com sucesso;

  • Status “Falha no processamento”: o sistema encontrou um erro — clique em "Processar novamente" para tentar novamente.

Visualize os mapeamentos

Você pode acessar seus mapeamentos em duas áreas da plataforma:

1. Aba “Uploads”

  • Exibe todos os mapeamentos enviados no projeto;

  • Permite selecionar e pré-visualizar os arquivos.

2. Aba “Visualização”

  • Onde ocorre a navegação completa no mapeamento;

  • Possui recurso de zoom, visualização em tela cheia e comparação lado a lado de datas diferentes;

  • Ideal para análise detalhada e acompanhamento da obra ao longo do tempo.

Compare mapeamentos de diferentes datas

Dentro da aba Visualização, é possível comparar mapeamentos realizados em datas diferentes:

  1. Clique no ícone de divisão de tela;

  2. Escolha as datas a serem comparadas;

  3. Mova o limite de comparação (direita e esquerda) para ver com precisão onde começaram as mudanças ou avanços na mesma área mapeada.

Essa funcionalidade é muito útil para identificar transformações, progresso físico e pontos de atenção diretamente no terreno.

Quais Drones são compatíveis com o Mapeamento por Drone no Visi?

O Mapeamento por Drone é comportado com qualquer drone que tenha a funcionalidade planejamento de voo automatizado por área (às vezes chamado de “flight planning” ou “mission planning”), onde o piloto define uma área no mapa e o drone realiza as capturas automaticamente na área determinada.

Alguns modelos DJI que possuem a funcionalidade integrada de forma nativa são: DJI Mavic 3 Enterprise; DJI Matrice 300 RTK e DJI Phantom 4 RTK.

Esses são apenas alguns exemplos com a função nativa, mas existem outros modelos e possibilidades de compatibilidade. Entre em contato para mais detalhes sobre as tecnologias compatíveis para o mapeamento por drone com o VISI.

Se você precisar de mais alguma informação ou ajuda com Mapeamento por Drone, entre em contato através do botão “Precisa de ajuda?” em nossos aplicativos ou clique no botão abaixo para iniciar uma conversa pelo WhatsApp com um de nossos consultores.

Respondeu à sua pergunta?