Simples e pronto para transformar sua gestão de obras, o Drone integrado ao VISI permite registrar o canteiro por completo com imagens aéreas imersivas, facilitando a rotina de quem captura e gerencia. Veja como funciona:
1. Planeje os pontos de captura
Na plataforma, selecione os locais da planta onde você deseja capturar imagens aéreas. Esses pontos serão usados para vincular as imagens tiradas com o drone.
2. Configure o modo panorâmico no drone
No seu drone, selecione o modo panorâmico (panorama), um recurso padrão na maioria dos modelos que permite a captura sequencial de várias imagens para montagem da imagem esférica.
3. Várias imagens, um resultado
Durante o voo, o drone realiza diversos cliques em sequência, girando em torno de um ponto fixo no céu. O resultado será uma imagem panorâmica que representa toda a área ao redor.
4. Faça o upload das imagens
No primeiro uso, você vai subir manualmente as fotos para vincular aos pontos criados na planta baixa ou implantação. Após essa configuração inicial, as próximas imagens serão vinculadas automaticamente de acordo com as coordenadas GPS capturadas no drone.
5. Acompanhe a obra de onde estiver
Com as imagens já disponíveis no sistema, você pode navegar pelo canteiro diretamente na plataforma e fazer a gestão de forma remota, com a mesma fluidez da visualização das imagens de câmeras 360° — mas agora com uma nova perspectiva aérea.
Como fazer o upload das fotos de drone
Permissão: Membros, Admins e Donos podem fazer upload de fotos.
Ao contrário do que ocorre com as câmeras 360º, não é possível conectar o drone diretamente ao nosso aplicativo e fazer o upload pelo App. O upload deve ser feito manualmente pela plataforma Web. Assim, é necessário passar os arquivos do cartão de memória do drone para o seu computador, ou conectar o cartão no computador, antes de começar o processo de upload.
Para fazer o upload, acesse a tela de plantas e, já na planta à qual o upload se refere, clique no botão "+" e selecione a opção "Envio manual de drone":
Ao clicar no botão, vai abrir o Modal de upload de fotos. Arraste os arquivos para o modal ou clique em "Adicionar fotos" para selecionar os arquivos nas pastas do seu computador. Com todos os arquivos selecionados, clique em "Continuar".
O próximo passo é fazer o vínculo das imagens com os pontos de captura da planta.
1) Primeiro upload:
No primeiro upload, você deve vincular manualmente cada foto com um ponto de captura. Faça isso clicando na imagem em questão, que ficará em destaque e apresentará um número no canto inferior direito:
Na sequência, clique no ponto correspondente àquela imagem, que também ficará com o mesmo número:
Repita esse processo para todas as imagens:
Para saber a qual ponto uma imagem específica corresponde, clique na imagem e ela abrirá em outra guia em tela cheia, facilitando a identificação.
Com todas as imagens vinculadas, clique em "Finalizar". O upload pode levar alguns segundos pois as imagens de drone são mais pesadas que imagens capturadas com uma câmera 360º normal.
2) Próximos uploads:
Ao fazer o primeiro upload de drone na plataforma, o sistema salva, além das imagens, as coordenadas (lat e long) nas quais aquela imagem foi capturada e vincula essas coordenadas com os pontos em questão. Essas coordenadas estão nos metadados das imagens.
Assim, nos próximos uploads, quando você subir as imagens, o processo de vincular será automático. Esse processo analisa as coordenadas das novas imagens e faz o match delas com as imagens anteriores, fazendo o vínculo de forma automática. Você pode ainda conferir se o vínculo foi feito corretamente e confirmar, ou limpar os vínculos e refazê-los manualmente, repetindo o processo do primeiro upload.
Caso um novo ponto de captura tenha sido criado e não contenha nenhuma imagem, o usuário deverá fazer o vínculo manualmente.
Caso alguma imagem não tenha sido vinculada, ao clicar em "Finalizar" um modal aparecerá avisando o usuário que ainda há imagens pendentes e se ele deseja mesmo finalizar.
Como visualizar as imagens de drone
Permissão: Usuários Membros, Admins, Donos e Visualizadores (desde que os pontos tenham sido incluídos) podem visualizar as imagens de drone. Mesma regra pro Viewer tradicional.
Para visualizar as imagens de drone, você vai acessar o Viewer 360º e selecionar a planta que contém pontos de captura de drone.
Se a Planta selecionada tiver pontos de captura de drone e esses pontos tiverem capturas já realizadas, aparecerá, em cima da planta no canto superior esquerdo do Viewer, abas para o usuário alternar entre os pontos Solo e os pontos Aéreos.
Selecione a Aba de aéreos e clique no ponto que deseja visualizar, como ocorre na navegação tradicional.
Ao visualizar uma imagem de drone, todas as ferramentas adicionais do Viewer continuam disponíveis (Seleção de data, comparação de data, Apontamentos, Screenshot, Compartilhamento, Ajuste de qualidade), somente as ferramentas de Medidas nas imagens e Desfoque de Rostos não estão disponíveis para imagens de Drone.
Quais Drones são compatíveis com o VISI?
O VISI é compatível com qualquer drone que tenha a funcionalidade de capturar imagens panorâmicas em 360° (modo panorama/esférico). Abaixo estão alguns modelos DJI já testados e validados:
DJI Mini 3
DJI Mini 3 Pro
DJI Mini 4
DJI Mini 4 Pro
DJI Mavic Air 2S
DJI Mavic 2 Pro
DJI Mavic 3
Esses são apenas alguns exemplos. Se o seu drone não está na lista, mas possui modo panorâmico, provavelmente é compatível. Para confirmar, entre em contato com nosso time.
Se você precisar de mais alguma informação ou ajuda com a Captura por Drone, entre em contato através do botão “Precisa de ajuda?” em nossos aplicativos ou clique no botão abaixo para iniciar uma conversa pelo WhatsApp com um de nossos consultores.