Pré-requisitos para utilizar o BIM 4D no VISI
Para que a funcionalidade BIM 4D funcione corretamente, é necessário que o projeto atenda aos seguintes critérios:
Ter o Cronograma habilitado na plataforma.
Ter o BIM (modelo 3D) habilitado na plataforma.
Os elementos do modelo 3D devem conter uma propriedade criada que será utilizada para se correlacionar com as tarefas do cronograma.
Como preparar o cronograma
Além das colunas tradicionais do cronograma, duas colunas adicionais são necessárias:
Propriedade BIM: Nome da propriedade que será utilizada para buscar elementos no modelo.
Valor BIM: Cada tarefa do cronograma terá um valor da propriedade bim. Este valor é o que interliga as tarefas de cronograma com os elementos do modelo
Como preparar o modelo 3D
Os elementos dos modelos precisam ter uma propriedade criada para estabelecer esta conexão. A seguir, confira o exemplo de uma propriedade criada chamada 'Cronograma', em que o elemento possui o valor de 'esquadrias_2pav':
⚠️ Observações:
Cronograma deve conter apenas 1 nome de propriedade. Se forem inseridos múltiplos nomes, ou seja, mais de uma propriedade, a feature não funcionará como esperado
A feature faz distinção de letras maiúsculas e minúsculas, ou seja, 'cronograma' é diferente de 'Cronograma'
Hoje cada tarefa pode ter apenas UM 'valor bim' relacionado à ela.
Como funciona na prática
1. No visualizador do modelo BIM da plataforma VISI, ao clicar no botão '4D', deve expandir a barra para as demais funcionalidades:
Animação 4D: Apresenta uma simulação ao longo do tempo, usando as datas das tarefas do cronograma para mostrar os elementos sendo executados ou concluídos, de acordo com seu status previsto.
Visualizar Data: Permite selecionar uma data específica. A plataforma buscará automaticamente os elementos que estão em execução, já foram concluídos ou que ainda não começaram até a data selecionada. Ao pegar uma data antes do início do cronograma → Nenhum elemento será exibido. E uma data após o fim do cronograma → Todos os elementos vinculados serão exibidos.
Restaurar Gráficos: Restaura a visualização, exibindo todos os elementos do modelo com suas cores originais. Ideal para resetar qualquer simulação anterior.
2. Ao executar animação, ou selecionar uma data específica, os elementos que já deveriam ter sido executados, ou estão em execução, serão apresentados no viewer.
3. Se houver medições vinculadas às tarefas no cronograma, os elementos exibidos no BIM 4D irão adotar as cores da legenda do cronograma. Se não houver medição, a tarefa será classificada como “Não definido”.
O BIM 4D transforma o cronograma em uma experiência visual poderosa, permitindo o acompanhamento do progresso da obra diretamente no modelo 3D. Isso facilita o entendimento, reduz erros de comunicação e melhora a tomada de decisão com base em dados visuais e reais da obra.
Se você precisar de mais alguma informação ou ajuda com o BIM 4D, entre em contato através do botão “Precisa de ajuda?” em nossos aplicativos ou clique no botão abaixo para iniciar uma conversa pelo WhatsApp com um de nossos consultores.